Calendário de Saque do FGTS para contas inativas

Calendário de Saque do FGTS para contas inativas
5 (100%) 1 vote

O Governo Federal anunciou por meio da Medida Provisória 763/2016, que irá liberar o saque do FGTS para contas inativas em 2017. O calendário com o cronograma dos saques será divulgado no início de fevereiro. Os trabalhadores poderão consultar o saldo de sua conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para verificar qual valor poderá sacar.

Com a liberação do saque do Fundo de Garantia, estima-se que seja injetado na economia do país mais de R$ 30 bilhões. Os trabalhadores poderão sacar o dinheiro parado nas contas do FGTS da forma que necessitar.

calendario-saque-fgts

Calendário de saque do fundo de garantia

O calendário de saque do FGTS sai em fevereiro e terá como base a data de aniversário do trabalhador, algo semelhante ao calendário do PIS/PASEP. O trabalhador com saldo em conta que deseja sacar seu dinheiro do fundo, deverá seguir a tabela com as datas, para saber quando poderá ir até a Caixa Econômica Federal sacar seu benefício.

Mês de Nascimento Data de Pagamento
Janeiro Março
Fevereiro Março
Março Abril
Abril Abril
Maio Abril
Junho Maio
Julho Maio
Agosto Maio
Setembro Junho
Outubro Junho
Novembro Junho
Dezembro Julho

Muito em breve você poderá verificar aqui o calendário com as datas do saque. Não haverá limite de saques nas contas nem obrigação de uso do dinheiro.

Consulta do Saldo FGTS

Os trabalhadores que não sabem qual é seu saldo do FGTS e desejam fazer a consulta do valor que está em sua conta, poderá utilizar o aplicativo oficial do fundo de garantia. Basta fazer o download de forma gratuita do app nas lojas da Apple, Google ou Microsoft e instalar no seu smartphone.

O acesso é feito por meio do número do PIS/NIS e senha de cadastro. Com o aplicativo o trabalhador pode verificar o saldo e os depósitos realizados pela empresa na conta. O beneficiário ainda pode atualizar o endereço cadastrado na base do Fundo de Garantia.

A consulta do saldo fgts também pode ser feita via SMS, para isso, o trabalhador deve cadastrar seu número de celular ligando para o telefone de atendimento o telefone (0800 726 0207) ou nas agências da Caixa.

Leia mais: 4 dicas para consultar o saldo do FGTS

O que são contas inativas do FGTS

As contas inativas do Fundo de Garantia são aquelas que possuem contrato de trabalho extinto até 31 de dezembro do ano base. O saque deverá ocorrer até 31 de agosto do ano seguinte ao exercício de apuração do resultado.

A distribuição alcançará todas as contas vinculadas do FGTS que apresentarem saldo positivo em 31 de dezembro do exercício base do resultado auferido, inclusive as contas vinculadas. A distribuição do resultado auferido será de cinquenta por cento do resultado do exercício.

Detalhes sobre a MP – Medida Provisória 763/2016

O valor de distribuição do resultado auferido será calculado posteriormente ao valor desembolsado com o desconto realizado no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV, de que trata a Lei nº 11.977, de 7 de julho de 2009.

O valor creditado nas contas vinculadas a título de distribuição de resultado, acrescido  de juros e atualização monetária, não integrarão a base de cálculo do depósito da multa rescisória de que tratam o § 1º e o § 2º do art. 18.” (NR)

Deixe seu comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *