FGTS Inativo: Calendário de saque sai amanhã

FGTS Inativo: Calendário de saque sai amanhã
3 (60%) 2 votes

O calendário de saque das contas inativas do FGTS sai nesta terça-feira (14/02). Depois da liberação do saque do Fundo de Garantia foi grande a movimentação por parte dos cidadãos em todo o Brasil. Os pagamentos das contas inativas começa a ser feitos a partir de março de 2017. Os pagamentos serão feitos com base na data de nascimento do trabalhador, assim como acontece com o calendário do PIS/PASEP.

As contas inativas são aquelas que não receberam mais depósitos até dia 31 de dezembro de 2015. O trabalhador que possui contas com essas características poderão sacar o dinheiro que está no fundo de acordo com o calendário de pagamentos oficial, que será divulgado pela Caixa Econômica Federal nesta terça.

O cronograma para os saques dos recursos seguirá até o mês de junho de 2017, para os que tem data de nascimento mais perto do fim do ano. Segundo um estudo feito pela Caixa Econômica, cerca de R$ 43,6 bilhões poderão ser sacados das contas inativas do FGTS.

fgts-inativo-calendario

Quem poderá sacar o FGTS de contas Inativas

De acordo com antiga regra de saque do fundo de garantia, quando o trabalhador pedia demissão do emprego ou era por justa causa, não teria direito ao saque dos recursos. Salvo em situações de doenças graves, ficar mais de três anos desempregado ou para compra de casa própria com financiamento habitacional.

Mas com a medida adotada pelo novo Governo no fim segundo semestre de 2016, os trabalhadores que possuem dinheiro bloqueado do FGTS até dia 31 de dezembro de 2015, poderão sacar os recursos. De foram mais simples, quem deixou o emprego até o fim de 2015 e está desempregado ou em um novo emprego, terá direito a sacar seu FGTS.

Correntista da Caixa irá receber o dinheiro direto na conta

Uma novidade interessante para os correntistas da Caixa Econômica Federal, é que estes irão receber os recursos das contas inativas do FGTS diretamente em sua conta bancária. Os pagamentos serão feitos em lotes, também seguindo o calendário de pagamentos.

Quem não possui conta na Caixa, deverá seguir o cronograma para identificar quando seu pagamento estará disponível para saque. Cerca de 55% da população do país tem direito ao saques, segundo levantamento feito pela Caixa.

Consulta de saldo

Trabalhadores poderão consultar o saldo do seu Fundo de Garantia pela internet e também pelo celular. Na página oficial da Caixa, o cidadão pode fazer um cadastro rápido para ter acesso ao seu saldo do FGTS ao longo de todo tempo trabalhado.

Pelo aplicativo oficial para smartphones Android e iOS, o cidadão pode fazer o download da ferramenta gratuita para consultar qual valor está disponível para saque das contas inativas.

Deixe seu comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *