FGTS Inativo: Começa nesta sexta o pagamento para quem tem direito

FGTS Inativo: Começa nesta sexta o pagamento para quem tem direito
3.5 (70%) 2 votes

Os pagamentos da contas inativas do FGTS – Fundo de Garantia começam nesta sexta-feira (10/03). Os primeiros a receber o benefício das serão os nascidos em janeiro e fevereiro, estes já poderão retirar seu saldo do fundo a partir de amanhã. Cerca de 30 milhões de brasileiros terão direito aos saques, a Caixa Econômica Federal irá abrir em expediente extra para atender os cidadãos que estão em busca de informações.

De acordo com o calendário do FGTS divulgado no mês de fevereiro, os pagamentos nesta primeira etapa serão feitos entre os dias 10 de março e 7 de abril. Já os nascidos nos demais meses, poderão sacar o fundo de garantia até o mês de julho. A Caixa estima que neste primeiro lote de pagamentos, irão contemplar cerca de 16% dos cidadãos que tem direito ao saque das contas. Todas as contas inativas somadas, somam mais de R$43 bilhões, segundo dados do Governo Federal.
pagamentos do fgts

Quem pode sacar o FGTS Inativo

Só poderão sacar o dinheiro do FGTS os trabalhadores que possuem contas inativas até 31 dezembro de 2015. As contas inativas do Fundo de Garantia são aquelas que deixaram de receber depósito até a data determinada pelas regra do Governo.

Uma conta do fundo deixa de receber depósito quando o trabalhador de carteira assinada é demitido por justa causa ou pediram demissão do trabalho. Os saques poderão ser feitos na Caixa Econômica e também nas agências e postos credenciados, para quem possui cartão cidadão da Caixa.

Os trabalhadores que possuem conta corrente na Caixa irão receber o dinheiro do fundo de garantia diretamente na conta bancária, através de transferência.

Calendário de saques

Os saques feitos com base nas datas do calendário de pagamentos. Quem nasceu nos meses de janeiro e fevereiro terá direito a retirar o dinheiro primeiro, assim com acontece com o Abono Salarial. O mês com maior volume de saques será o de abril, com mais de 26% das contas disponibilizadas para retirada.

Quem nasceu em março, abril e maio, poderá sacar o dinheiro entre 10 de abril até 11 de maio. Já os nascidos em julho, julho e agosto, poderão sacar entre 12 de maio e 14 de junho. Quem nasceu em setembro, outubro ou novembro, o saque será feito entre 16 de junho a 13 de julho.

E por último, os nascidos em dezembro, poderão sacar o fundo de garantia de contas inativas entre 14 e 31 de julho. Este último mês será o de menor volume de saque, representando somente 8% do total.

É direito do trabalhador sacar o dinheiro das contas. É importante lembra, que caso o cidadão não saque seu saldo dentro do prazo, só terá direito novamente quando cumprir as regras atuais de saque. Após 3 anos de conta inativa também é direito.

Deixe seu comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *