Quem tem direito ao FGTS

Quem tem direito ao FGTS
2 (40%) 1 vote

O FGTS é um direito de todo trabalhador, desde que este esteja devidamente registrado pela empresa. Todos os meses, o FGTS vai sendo depositado em uma conta na Caixa e o trabalhador vai formando um patrimônio que poderá ser utilizado em várias ocasiões e não somente quando este for demitido por justa causa, por exemplo, quando ele for comprar sua casa própria.

Quem efetua o depósito do FGTS é a empresa ou tomador de serviço que deverá fazer o depósito em uma conta do trabalhador, vinculada ao benefício, sendo que este depósito deve ser feito obrigatoriamente até o dia 7 de cada mês. O valor depositado mensalmente equivale a 8% do salário pago ao trabalhador, sendo que para os trabalhadores participantes do programa Menor Aprendiz, o percentual é de 2%.

receber o fgfs

O direito ao FGTS

  • Todos os trabalhadores que tenham sua carteira de trabalho registrada corretamente na empresa, têm direito ao FGTS.
  • Também têm direito ao benefício os trabalhadores rurais, trabalhadores temporários, trabalhadores avulsos, operários rurais da época de colheita e atletas profissionais.

Ao empregador doméstico, fica livre para escolher ou não o recolhimento do FGTS de seu empregado. Uma vez que se faça a opção pelo recolhimento do benefício, então ele passa a ser obrigatório enquanto durar o vínculo empregatício.

É importante ressaltar que o FGTS jamais poderá ser descontado do salário, sendo este um benefício que é assumido pelo próprio empregador.

Cabe ao trabalhador conferir se o seu FGTS está sendo depositado corretamente e para isto ele conta com vários recursos, por exemplo, a cada 2 meses será enviado para sua residência um extrato de seu Fundo de Garantia, para que se possa acompanhar os depósitos que veem sendo efetuados.

Se o extrato FGTS não estiver sendo entregue a cada dois meses o trabalhador deverá se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, onde deverá solicitar a atualização do endereço ou verificar o motivo pelo qual o extrato não vem sendo entregue, pois é muito importante que se faça este acompanhamento e se tenha a certeza de que o FGTS esteja sendo depositado corretamente.

Você ainda pode cadastrar para consultar via celular o saldo de seu FGTS, para isto, acesse o link abaixo e cadastre o número de seu telefone:

https://extratofgts.caixa.gov.br/SIBNS/identifica_trab.processa?opcao=I

E qualquer dúvida que você tenha a respeito do FGTS, basta ligar para o número: 0800 726 0101 – o atendimento funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

12 comentarios

  1. sebastiao domingos martins June 22, 2014
  2. willamy galdino da silva February 15, 2015
  3. willamy galdino da silva February 15, 2015
  4. willamy galdino da silva February 15, 2015
  5. Tarcisio Castro Santos April 10, 2015
  6. maria aparecida da silva August 3, 2015
  7. luis ferreira nobre August 24, 2015
  8. Maiara January 15, 2016

Deixe seu comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *