Saldo do FGTS não depositado: Como reclamar

Deixe sua avaliação

O FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – deve ser depositado pelo empregador no início de cada mês. Com o valor depositado, o empregado fica protegido caso aconteça de se demitido sem justa causa pela empresa, podendo recorrer do valor em algumas situações, conforme seus direitos previstos em lei.

O depósito deve ser feito sempre no início de cada mês, até o dia 7 (sete) do mês subseqüente ao de sua competência, pelas empresas em nome dos trabalhadores. O valor previsto correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

Conferindo o saldo do FGTS depositado

Aqui no blog já explicamos diversas maneiras de acompanhar o extrato do FGTS, seja pelo celular, via SMS ou até mesmo pelo site oficial do benefício. Outra maneira de receber o extrato é pelos correios, através de correspondência a cada 2 meses. Para receber em sua residência é necessário estar com endereço de cadastro atualizado no site do FGTS. Também é possível obter informações pelo telefone 0800 726 01 01.

saldo do fgts nao depositado na conta

Depósitos do FGTS não estão sendo feitos?

Se você trabalhador está acompanhando o saldo do FGTS, e percebeu que os depósitos não estão sendo feitos de forma correta pela empresa onde trabalha, deverá verificar antes com seu empregador. Caso não seja possível resolver o problema, visite uma Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e procure o setor de fiscalização das empresas é o Ministério do Trabalho MTE ou Mais Emprego.

O empregador que não cumprir corretamente as leis de depósito do Fundo de Garantia do Trabalhador, estará sujeito às penalidades prevista na legislação do sistema do FGTS, bem como impedido de expedir a Certidão Negativa de Débitos (CND) ou a Certificação de Regularidade perante o FGTS.

O trabalhador que se sente no direito de pedir à Justiça que revise os depósitos em sua conta do FGTS, pode pedir a revisão dos últimos 5 anos de contrato de trabalho.

Um comentario

  1. diva silva do monte February 28, 2016

Deixe seu comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *