Saque de contas inativas do FGTS: Saiba com consultar seu saldo

Deixe sua avaliação

Trabalhadores poderão sacar o FGTS – Fundo de Garantia sobre tempo de Serviço de contas inativas. A notícia foi divulgada nesta semana pelo presidente Temer. A confirmação causou grande movimentação de cidadãos para consulta do saldo do FGTS.

Poderão efetuar os saques do FGTS somente os trabalhadores que estão com contas inativas no fundo. A contas inativas são as que não recebem novos depósitos até 31 de dezembro de 2015. O trabalhador poderá sacar o valor que está parado na conta até o mesmo período.

Quem pode sacar o FGTS

Poderão sacar o FGTS todo os trabalhadores que possuem saldo de conta inativa do Fundo de Garantia. Para ter direito, a conta do trabalhador esteja sem movimentação até a data de 31 de dezembro de 2015.

A conta fica inativa quando o trabalhador pede demissão do emprego ou é demitido por justa causa. Nestas duas situações, não era permitido ao cidadão sacar o dinheiro do fundo de garantia. Como não é possível sacar o saldo, o dinheiro ficava retido, rendendo 3% ao ano.

Estima-se que quase 11 milhões de brasileiros tenham direito ao saque integral do benefício.

saque-fgts

Como consultar o Saldo do FGTS

O trabalhador que gostaria de saber o valor que possui em conta, pode realizar a consulta do saldo do FGTS pela internet. Pelo site da Caixa é possível ter acesso ao extrato completo de depósitos das contas do FGTS, podendo ser verificado assim quais são os valores que podem ser sacados de contas inativas.

Para consultar, acesse aqui a página oficial do serviço. Será necessário entrar com o número do PIS e com a senha de acesso a aplicação, caso não tenha ainda cadastro, basta digitar o número do NIS – Número de Inscrição Social, e clicar em “cadastrar senha” na parte de baixo da página.

Devido ao alto número de acessos a página, o serviço pode se encontrar instável por muitas vezes. Outra opção é o aplicativo do FGTS para celular, através dele você pode ter acesso ao saldo do fundo de garantia no seu smartphone. Faça o download de forma gratuita através das lojas de aplicativos Google Play, Play Store e Windows Store.

A consulta também pode ser feitas nas Agências da Caixa. Quem possui cartão cidadão, pode ver o saldo nos postos de atendimento, desde que tenha a senha de acesso e documento de identificação. Outra maneira de se manter atualizado sobre o saldo do seu dinheiro é através de cadastro de email, confira aqui como fazer.

extrato-conta-fgts

Quando poderá ser feito o Saque

Apesar da boa notícia para o trabalhador, o saque do FGTS poderá ser feito somente a partir de fevereiro de 2017. Quem tem direito a retirar o benefício do fundo do Governo, deverá seguir um calendário de pagamentos que será divulgado nas próximas semanas. Os pagamentos serão feitos levando em consideração a data de nascimento do trabalhador.

Nós divulgaremos um calendário, a depender da data de nascimento das pessoas. Esse calendário será divulgado até o início de fevereiro. De modo que não há necessidade das pessoas atropeladamente correrem à Caixa Econômica para essa retirada”, explicou Dyogo Henrique de Oliveira, ministro do planejamento.

Os saques poderão ser feitos nas agências da Caixa e credenciadas.

Sem comentarios

Deixe seu comentario

Your email address will not be published. Required fields are marked *